Santa Madre Paulina

madre paulina e madre vicência
Madres Paulina e Vicência

Esta frase de Madre Paulina nunca esteve tão atual:

 

“Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários”

Pelas ruas de Avaré, uma santa andou em vida. Canonizada pelo Papa João Paulo II em 19/05/2002, Santa Paulina é protetora dos enfermos, das crianças e dos idosos. É invocada principalmente pelos doentes com câncer, pelas parturientes e pelas mães que pedem cura para seus filhos doentes. Suas principais virtudes foram a acolhida, a partilha, a espiritualidade orante, a ternura e o trabalho no serviço aos outros. Leia alguns excertos da biografia da nossa querida Santa e depois, veja as manchetes de jornais de nossa atualidade. Vamos nos espelhar no exemplo dela e reverter esta situação.

Asilo Sao Vicente dje Paulo 1914
Asilo São Vicente de Paulo, 1914

 

Para ser voluntário no asilo:
http://asilosaovicente.org.br/

Madre Paulina em Avaré: em fevereiro de 1913, pela manhã, a cidade de Avaré recebia pela primeira vez a visita de integrantes de uma congregação religiosa feminina: – as Irmãzinhas da Imaculada Conceição. A chegada das religiosas, de feições claras, chamou a atenção dos moradores que nunca tinham visto mulheres com trajes típicos de quem se consagra ao serviço divino. Essa vinda ocorreu em razão do apelo feito às autoridades eclesiásticas pelo alferes Manoel Marcellino de Souza Franco – o popular Maneco Dionísio, presidente da Casa Pia de São Vicente de Paulo. Por recomendação do arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva (1867-1938), vieram Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus e Madre Vicência Teodora da Imaculada Conceição (1879-1931), para conhecer as instalações do Hospital da Casa Pia São Vicente de Paulo, fundada em 1912 e dirigida por confrades vicentinos, uma instituição para idosos desamparados.

Em novembro de 1913, chegaram ao Hospital da Casa Pia São Vicente de Paulo às primeiras missionárias: – irmãs Geralda de Jesus Redentor, Filomena de Jesus Menino e Teodora Maria do Sagrado Coração. Elas vieram na companhia de Madre Matilde da Imaculada Conceição (Virginia Rosa Nicolodi, 1864-1917), amiga de Madre Paulina e co-fundadora da congregação. Experiente; Madre Matilde viu que o lugar era muito pobre e que, na cidade, havia pessoas bem educadas e outras completamente ignorantes da doutrina católica. “Se ensinarmos ao povo o conhecimento de Deus e da religião, já será para as Irmãzinhas uma grande missão”, observou. Conforme pensava Manoel Marcellino de Souza Franco, o Maneco Dionísio, o serviço só poderia ser bem feito “por almas consagradas a Deus”.

A Freira Amábile Lúcia Visintainer, que viveu entre 1865 e 1942 e adotou o nome de Paulina do Coração Agonizante de Jesus, nasceu na verdade na Áustria. Mas pode ser considerada a primeira santa brasileira porque viveu 67 de seus 76 anos no Brasil, aqui fundou sua congregação e realizou os dois milagres que lhe garantiram a santidade. Vivendo quase 70 anos no Brasil, compreendeu as características da alma do povo brasileiro como poucos. Amando e assimilando a vocação que a Divina Providencia colocou no coração do povo desse país enorme, ela adotou o Brasil como sua pátria e os brasileiros como irmãos.

Portanto, cada avareense que estiver prestes a engrossar esta triste estatística, tem em Madre Paulina uma fonte de consolação. Para cada manchete negativa, dois pensamentos da Santa que pisou as mesmas calçadas e ruas que você:

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), seria normal até 5 casos em um ano na nossa cidade. Mas, em 4 meses já registramos 6 casos. A nossa situação é alarmante”, afirmou o presidente do Centro de Valorização a Vida (CVV) em Avaré, Arthur Benini. (Jornal do Ogunhê)

  • “O próprio dos grandes é servir”
  • “É a noite que é belo crer na luz.”
    (MANCHETE DE JORNAL – CLIQUE AQUI)
  • “Sensibilidade para perceber e disponibilidade para servir, especialmente aos irmãos mais necessitados”.
  • “O desânimo é caminho para a doença. A luta, alimento para a vitória.”
    (MANCHETE DE JORNAL – CLIQUE AQUI)
  • “A base para um sono tranquilo é um dia de labuta repleto de atos de amor.”
  • “A boa vontade em servir a Deus nos mostra que a doação enobrece o caráter.”
    (MANCHETE DE JORNAL – CLIQUE AQUI)
  • “O amor ao trabalho torna mais leve a carga de dissabores que o trabalho possa trazer.”
  • “Confiar na sabedoria de Deus é sentir-se amparado em meio ao temporal da vida.”
    (MANCHETE DE JORNAL – CLIQUE AQUI)
  • “A paz é fruto no coração dos homens e das mulheres”
  • “A oração é oferenda silenciosa de confiança em Deus.”
    (MANCHETE DE JORNAL – CLIQUE AQUI)
  • “Aceitar a Jesus como único Salvador é ter já o céu no coração.”
  • “Um coração misericordioso nos mostra que o perdão inunda a vida de esperança.”
    (MANCHETE DE JORNAL – CLIQUE AQUI)
  • “O trabalho em prol de uma comunidade traz dignidade ao ser humano.”
  • “Permanecei firmes e adiante. Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários.”
    (MANCHETE DE JORNAL – CLIQUE AQUI)

SANTUÁRIO NACIONAL SANTA PAULINA
www.santuariosantapaulina.org.br


CONGREGAÇÃO DAS IRMÃZINHAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO
www.ciic.org.br

EM AVARÉ: COMUNIDADE MADRE PAULINA – Rua Iaras, 190

(Fonte da biografia: http://paulinasanta.blogspot.com/2013/06/santa-paulina-verdadeira-historia_1420.html)

1 - VisitAvare Logo

Anúncios