Sala Verde Sabiá

006
O Horto Florestal de Avaré já é bastante conhecido como uma excelente opção de lazer ecológico. Agora, dentro do Horto, foi inaugurado (ainda não oficialmente) um espaço chamado Centro Municipal de Educação Ambiental “Sala Verde Sabiá”, ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O nome “Sala Verde” é um projeto do Ministério do Meio Ambiente e a cidade de Avaré, através desse espaço recém-criado, passou a fazer parte de um rol nacional de espaços educadores.

001As Biólogas Marina Pires Dornelles e Malu Zambon realizaram uma palestra sobre a adoção e posse responsável de animais, no dia primeiro de novembro de 2018, como parte do projeto municipal “Quem ama, cuida”. Cerca de trinta crianças da EMEB Norma Lilia Pereira assistiram atentamente e receberam informações importantes sobre os cuidados com cães e gatos, além de serem alertados sobre o erro de se aprisionar um animal silvestre.

Marina salientou que este é o caminho para a mudança de atitude. “Estamos formando cidadãos mais conscientes, que multiplicarão os conhecimentos que nós ensinamos aqui. Isto é só o começo, uma semente”. Malu mostrou de maneira didática o que cada futuro cidadão pode fazer na prática para defender de fato a Ecologia, nada de atos simbólicos, e, sim atos concretos, as crianças de hoje trabalhando ativamente pela conservação do planeta Terra – sua fauna e flora – começando pela nossa casa e melhorando o mundo. Este projeto municipal, aliás, também faz parte do programa Município Verdeazul, de gestão ambiental local, sugerido pelo Governo do Estado.

A inauguração oficial do espaço está prevista para dezembro, mas os eventos já estão acontecendo, porque os maus-tratos aos animais não dão trégua. Esta é mais uma demonstração do empenho pessoal de todos os funcionários da SMMA, que já realizaram palestras para mais de duas mil crianças, visitando as escolas e agora, com espaço permanente, pretendem alavancar ainda mais este importante projeto, sempre contando com o apoio do Prefeito Municipal Jô Silvestre e do Secretário Municipal de Meio Ambiente Judésio Borges.

Para se inscrever e assistir às palestras, basta telefonar para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – (14) 3732 1225. Todos os alunos das escolas de ensino fundamental e médio de Avaré ou não, estão convidados.

Falando um pouco sobre o Horto

010
Da janela da Sala Verde Sabiá, esta é a visão

Para quem aprecia e estuda a Natureza, o Horto Florestal de Avaré é uma preciosidade. Ele tem noventa e três hectares e abriga uma área de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, dois biomas reunidos em um espaço urbano, a poucas quadras de hotéis e restaurantes. Um atrativo turístico raríssimo e que por si só já valeria a visita, mas aqui também existe um grande lago natural com cerca de vinte mil metros quadrados – onde se faz a captação de água superficial para fornecimento pela SABESP (companhia estadual de água) – e onde espécies como sabiá, pica-pau, sambaçu, corá-corá, jaçanã, gansos, serelepes, quatis, tamanduás-bandeira, cachorros-do-mato e uma família de dezoito capivaras encontram alimento nos peixes do lago, vizinhos de tartarugas e de uma exuberante flora, que pode ser explorada a pé, através de cerca de cinco quilômetros de trilhas.

As informações sobre diversos projetos ambientais que estão sendo planejados para o Horto, são prestadas pelas simpáticas Biólogas Malu (formada pela UFSCAR em 2013, mestre em ciências Ambientais e pela Marina, formada pela EDUVALE em 2016, bacharel em Ciências Biológicas pelo IFSP Campus Avaré)

1 - VisitAvare Logo

Anúncios